Programa Brasil Reciclado: Ajude uma Criança a Sorrir

ies
O Programa Brasil Reciclado foi idealizado pela Diretora Acadêmica Professora Denise de Campos Telles Menchise no ano de 1984, no Instituto de Cultura Técnica – ICT (Mantenedora) e Faculdade Sul Fluminense (Mantida), na cidade de Volta Redonda – RJ. Inicialmente o programa buscou recuperar uma área degradada de aproximadamente 1000 metros quadrados, hoje totalmente recuperada, contendo várias árvores frutíferas, canteiros de hortaliças e morada de várias espécies de pássaros, chamada carinhosamente de “Área Verde”.
O projeto vem crescendo, ganhou forma e hoje representa um marco na instituição e conta com várias iniciativas como: além da recuperação de área degradada, reaproveitamento e venda de materiais recicláveis de todo complexo da Mantenedora e da Mantida, conta também com a confecção de pastas e bolsas ecológicas através de banners descartáveis.
Outro viés do Programa Brasil Reciclado é integrar ações de Responsabilidade Social inserindo o discente em ações pedagógicas significativas com enfoque no empreendedorismo, ações socioambientais, cidadania e a consciência social, através de trabalho com projetos, projetos de extensão e processo de iniciação a pesquisa científica com engajamento em investigações, ideias, objetos e/ou produtos visando a solução de um problema envolvendo ação social com aplicabilidade.
O Projeto deste ano, titulado de "Ajude uma criança sorrir" teve como objetivo arrecadar brinquedos para crianças na faixa etária de 4 a 17 anos. O folder da campanha foi criação dos próprios alunos e o setor de Marketing da instituição realizou os ajustes institucionais necessários para a divulgação.
A instituição beneficiada foi a Casa da Criança e do Adolescente - Projeto Curumin, idealizado pela Irmã Elizabeth Alves, já falecida, e hoje é coordenado pela psicóloga Nercy Macedo dos Santos. A instituição tem sede na Rua Mil e Trinta e Sete - Volta Grande, Volta Redonda - RJ. A escolha da instituição beneficiada também foi feita pelos próprios discentes.
O objetivo do projeto Curumin é atender crianças em situação de risco social no contra turno escolar, trabalhando na prevenção da violência, além de oferecer oportunidades a estas crianças e adolescentes da prática de esportes e artes. A instituição também recebe crianças com deficiência.
O Projeto contou com o envolvimento de todos os Cursos da Faculdade Sul Fluminense tendo um total de 630 discentes participantes. A campanha iniciou em 12/09/2022 com término em 05/10/2022.
A divulgação da campanha foi através de folders impressos e também nas redes sociais da instituição e dos próprios discentes. A entrega dos brinquedos foi realizada em dois dias: no dia 07 de outubro de 2022 às 10h e no dia 11 de outubro de 2022 às 9h.
Foram arrecadados 289 brinquedos novos e 265 brinquedos usados. Os brinquedos usados, em bom estado de conservação, foram destinados à Brinquedoteca da instituição. Tivemos também uma doação em dinheiro no valor de R$209,85 (duzentos e nove reais e oitenta e cinco centavos) valor usado para compra de papeis de presentes e mais brinquedos, principalmente carrinhos. Além dos brinquedos, tivemos doação de 25 livros para crianças entre 5 a 15 anos de idade.