Graduação

Engenharia Eletrônica

O Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Eletrônica da Faculdade Sul Fluminense, observados os preceitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), foi concebido com base na Resolução CNE/CES nº 11/2002, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia.
O PPC de Engenharia Eletrônicaatende a Resolução CNE/CES nº 02/2007, que dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.
Atende ainda ao disposto no Decreto nº 5.626/2005, que regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre o Ensino da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, e ao Decreto nº 5.296/2004, que dispõe sobre as condições de acesso para portadores de necessidades especiais; na Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e no Decreto nº 4.281 de 25 de junho de 2002, que estabelecem as políticas de educação ambiental; na Resolução CNE/CP nº 01, de 17 de junho de 2004, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; e na Resolução CNE/CP nº 01, de 30 de maio de 2012, que estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
O PPC de Engenharia Eletrônica está em consonância com o Projeto Pedagógico Institucional – PPI e com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI da Faculdade Sul Fluminense.
O Curso de Graduação em Engenharia Eletrônicada Faculdade Sul Fluminense embarcará no campo das potencialidades humanas para formação de Engenheiros com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitados a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
Considerando o perfil geral da área, com o Curso de Graduação em Engenharia de Eletrônica, a IES visa a formar profissionais habilitados para desempenhar as atividades de desenvolvimento eintegração de sistemas, equipamentos e dispositivos eletrônicos.
O Curso de Graduação em Engenharia Eletrônicada Faculdade Sul Fluminense busca atender as necessidades regionais, considerando suas peculiaridades sociais, ambientais e culturais. A demais, com a criação do Curso de Graduação em Engenharia Eletrônica, a Faculdade Sul Fluminense estará contribuindo para a ampliação das oportunidades de acesso à formação superior em área cuja atual oferta não é capaz de absorver as demandas da sociedade e do mercado de trabalho.

 

Objetivo do curso

O Curso de Graduação em Engenharia Eletrônicada Faculdade Sul Fluminense tem como objetivo geral oferecer uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, que capacite o egresso a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Considerando o perfil geral da área, com o Curso de Graduação em Engenharia de Eletrônica, a IES visa a formar profissionais habilitados para desempenhar as atividades de desenvolvimento eintegração de sistemas, equipamentos e dispositivos eletrônicos.

 

Mercado Profissional

O Curso de Graduação em Engenharia Eletrônica terá como perfil do formando egresso/profissional o Engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
 
Considerando o perfil geral da área, com o Curso de Graduação em Engenharia de Eletrônica, a IES visa a formar profissionais habilitados para desempenhar as atividades de desenvolvimento eintegração de sistemas, equipamentos e dispositivos eletrônicos.
 
Em sua atividade, o Engenheiro Eletrônico otimiza, projeta, instala, mantém eopera sistemas eletrônicos, de medição e instrumentação eletroeletrônica; sistemas de acionamento de máquinas, decontrole e automação e de comunicação de dados; sistemas embarcados, biomédicos e de áudio e vídeo. Especifica,seleciona e emprega componentes e dispositivos discretos e integrados, semicondutores, eletromagnéticos, óticos, deinstrumentação, sensores e atuadores. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa científica etecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias,perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos socioambientais.
Estará preparado para interpretar de maneira dinâmica a realidade e nela interferir, identificando e solucionando problemas, bem como produzindo, aprimorando e divulgando conhecimentos, tecnologias, serviços e produtos. Em função da formação recebida, embasará seus julgamentos e decisões em critérios de rigor técnico-científico, em referenciais éticos e legais bem como em compromissos com a cidadania.
 
O egresso estará habilitado a avaliar o impacto potencial e real de sua atuação profissional; a buscar contínua atualização e aperfeiçoamento; e a desenvolver ações estratégicas no sentido de ampliar e aperfeiçoar as suas formas de atuação profissional contribuindo para o desenvolvimento da área de Engenharia Eletrônica.

Coordenação

Nilo Antônio de Souza Sampaio é doutor em Engenharia Mecânica, pela UNESP-FEG (2011), Mestre em Engenharia Mecânica, pela UNITAU (2005) e Graduado em Engenharia Química, pela EEL-USP (1994). Possui 25 anos de Experiência no Ensino Superior e em Cursos de Pós-Graduação.
É pesquisador na Área de Probabilidade e Estatística.

Horário

Atendimento da Secretaria:
De Segunda a Sexta-feira das 8h30 às 17h30

Atendimento Coordenação do Curso:
De Segunda à Sexta, das 18:30 às 21:00

Secretaria

Tel: (24) 3025-8588
E-mail: secretaria@fasfsul.com.br